terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Amar-te





















Este inferno de amar - como eu amo!
Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz? - Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei..


[ Almeida Garrett, Folhas caídas ]

14 comentários:

Anónimo disse...

E assim remato...
"Amar-te não é uma questão."



Um beijo.

OUTONO disse...

Há sempre folhas caídas, nos viveres humanos...

Almeida Garrett, sabia dizê-lo com força e determinação, em rasgos de poemas sempre apelativos, também.

Boa edição.

Abraço.

Lady disse...

Xiii... este poema, foi me apresentado pela primeira vez, nos meus tempos de estudante, numa aula de Português... e já lá vão uns bons anos...

Um belissima escolha!

Jinhos e bom Domingo

Fénix disse...

Amei-te.

Anónimo disse...

Perguntaste-me uma vez o que era feito de mim...

Vem ver my friend...

hehehe

Também vou fumar um cigarro! Até já!

Cleopatra disse...

Olá pecador. Andamos a escrever pouco. Que passa?

Cleopatra disse...

Há lá um prémio para um blog mágico.

Sónia disse...

Olá, vim com dois meses de atraso mas trago nas mãos a amêndoa amarga...Talvez não precisasse de a trazer, entre musica, poesia e amor já vive neste blog a magia da mistura de sabores.Foi muito bom ter vindo, obrigada pelos belos momentos que aqui encontrei.

Tana disse...

Perfeito!

Inezteves disse...

Ameida?
O Garrett?
Lindíssimo!
Você???
Dio come ti amo...
Menino isso aqui é o paraíso!
Beleza saber que homem ama!

Fernando K. Montenegro disse...

Então "smokin'-friend"?

postar? Nã apetece?!?

hehe

Volta que sinto falta dos teus comentários sempre brutais!

Fénix disse...

Às vezes precisamos de tempo, compreendo.

Lady disse...

"O coração tem razões que a própria razão desconhece"... e quando tem a razão como sua aliada... é fatal!

Um bom fim de semana para ti...

Jinhos

LuNAS. disse...

E o sol trouxe-me até aqui. Arrebatador, este Garrett. Arrebatador o amor. E lixado quando calha:)